segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

E onde surgem as tendências?

Outro dia perguntaram pra mim onde e como surgem as tendências. Quem é o grande responsável por usarmos floral no verão e xadrez no inverno? A resposta não é tão simples.
A indústria de tecidos tem grande parcela de culpa. Afinal de contas não é a toa que os tecidos e cores se repetem com tanta frequência. Sobras significam dinheiro parado e moda é mercado. Tem que girar. Mas, há algum tempo, o que as as pessoas vestem nas ruas tem influenciado  o que vai para as passarelas das grandes marcas e depois para o nosso guarda-roupa.



 


Outra referência são os blogs com meninas que divulgam seu day fashion. Elas chegam a ser convidadas para a primeira fila dos grandes desfiles e algumas até a assinam peças de marcas famosas. Afinal, elas servem de inspiração para muitas outras mortais.


blog cupcakes and cashmere para coach


Um ótimo diálogo sobre esse assunto é do filme " O Diabo veste Prada". Miranda (Meryl Streep) editora chefe de uma importante revista de moda está escolhendo os acessórios para um ensaio fotográfico. Uma assistente mostra dois cintos parecidos para ela escolher e fala que os dois são muito diferentes. Mas a assistente ri por não ver diferença entre os dois cintos. Miranda então dá uma aula de moda.



Miranda – Algo engraçado?
Andréa – Não, nada. É que para mim estes dois cintos são iguais. Eu ainda estou aprendendo sobre esta coisa.
Miranda – Esta “coisa”? Ah, entendi. Você acha que isso não tem nada a ver com você. Você abre o seu guarda-roupa e pega, sei lá, um suéter azul todo embolado porque você está tentando dizer ao mundo que você é séria demais para se preocupar com o que vestir. Mas o que você não sabe é  que esse suéter não é somente azul. Não é turquesa. É “sirilio”. E você também é cega para o fato de que em 2002 Oscar de la Renta fez uma coleção com vestidos somente nesse tom. E eu acho que foi Yves Saint Laurent, não foi? Que criou jaquetas militares em sirilio. Eu acho que precisamos de uma jaqueta aqui. E o sirilio começou a aparecer nas coleções de muitos estilistas. E logo chegou às lojas de departamentos. E acabou como um item de liquidação nessas lojinhas de beira de esquina. E foi assim que chegou a você. E sem dúvida esse azul representa milhões de dólares em incontáveis empregos. E é meio engraçado como você acha que fez uma escolha que te exclui da indústria da moda, quando, na verdade, você está usando um suéter que foi selecionado para você pelas pessoas nesta sala entre uma pilha de “coisas”.


Já a capacidade de filtrar essas tendências e transformá-las em novas propostas é o que os estudiosos do assunto chamam de estilo. Mas esse é um assunto para outro post.


Bjks.








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